Jogabilidade & Design

Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II são descritos como “RPGs de acção”, ou seja, eles contêm elementos de jogos de acção e de jogos de “role-playing”. O jogador está normalmente a controlar um personagem chamado Sora que pode andar, correr e saltar livremente num ambiente interactivo a 3D, atacar inimigos e lançar magias (entre outras habilidades). Sora está normalmente acompanhado por Donald (Pato Donald) e Goofy (Pateta), que são personagens não-jogáveis (NPCs), que ajudam Sora nas batalhas. O comportamento deles pode ser mudado para corresponder às necessidades do jogador. Derrotar inimigos resulta em itens, dinheiro e “experiência”. A quantidade de experiência é partilhada com todos os membros do grupo e cada personagem fica mais forte de acordo com a quantidade ganha.

Muitos aspectos dos RPGs são muito familiares aos fãs da série Final Fantasy. Vários itens, feitiços e personagens, assim como uma história esplêndida e dramática, são muito bem reconhecidos pelos fãs. Uma grande influência da Disney também está presente, tal como os personagens detalhados e animações. A grande atracção das séries de Kingdom Hearts é também as numerosas presenças de personagens e mundos Disney.

Apesar da série conter locais originais do jogo, os mundos dos filmes da Disney são fortemente explorados. Sora precisa de visitar estes mundos e interagir com personagens populares da Disney para protegê-los dos inimigos. Várias vezes, as acções de Sora nesses mundos seguem de perto a história dos filmes Disney.

Basicamente, as personagens Disney (sem contar com Mickey, Donald, Goofy, os vilões e as summons) de um filme nunca interagem com personagens Disney de outro (com a excepção de Beast, que ajuda Sora a lutar contra Maleficent). Por exemplo, Tarzan pode interagir com Jane (porque ambos habitam o mundo do filme Tarzan), mas ele não pode interagir com Aladdin, que é de um mundo diferente. Esta foi uma das limitações que a Disney fez à Square. No entanto, mais frequentemente em Kingdom Hearts II, certas personagens Disney sabem que outras existem (Merlin sabe que o Winnie the Pooh existe). Personagens de diferentes jogos de Final Fantasy interagem entre eles e com personagens Disney. De facto, comparando com as personagens Disney incluídas no jogo Kingdom Hearts, as personagens de Final Fantasy são menos parecidas com a sua versão original. Muitos deles mudaram de aparência e de história, alguns são até mais novos do que a sua versão original (como por exemplo Tidus, Wakka e Selphie). E também nenhum dos mundos de Final Fantasy está presente na série (e nunca irá, segundo o próprio Nomura). A história de outros titulos de Final Fantasy quase nunca é mencionada, apesar de darem pequenas pistas, mas muito levemente. Tirando isso, as personalidades das personagens de Final Fantasy continuam iguais, isto é, excluindo Squall Leonhart (chamado de Leon no jogo), que está mais comunicativo e menos sombrio que em seu jogo de origem.

0 comentários:

Parceiros(8)

Soul Society AnimesEntre JáBarjack AnimesmundoOTAKU